sexta-feira, 31 de março de 2006

Ponto de Embraiagem

"Mecanismo que faz a ligação do motor à caixa de velocidades e que ao desacoplar, permite a mudança de velocidade. Isto é necessário porque ao alterar a mudança, exigirá um ajuste de giros no motor para se manter a velocidade. A embreagem consiste num disco de fricção montado entre o platô e o volante do motor. O platô mantém o disco comprimido contra o volante, permitindo a transmissão da força do motor ao câmbio. Ao pisar no pedal da embreagem o platô tem as molas recolhidas, liberando o disco e deixando o motor livre para que se possa efetuar a troca de engrenagens dentro da caixa."

Hoje na minha 4ª aula de condução aprendi a fazer o ponto de embraiagem, e como em tudo na vida, o importante é encontar um ponto de equilibrio!!! Vamos lá ver se ainda hoje à tarde na 5ª aula se acomodei ou não os conhecimentos apreendidos!!!
Já dizia Jean Piaget, numa nova aprendizagem, estão sempre implícitos os conceitos de Assimilação, Acomodação e Equilibrio!!!

terça-feira, 28 de março de 2006

Vergonha é a palavra de ordem

O desrespeito ecológico, o abuso de poder sobre o ecossistema, em sociedades ditas desenvolvidas, assustam-me! A impotência e frutração de pouco ou nada poder fazer revolta-me!
Sei que não posso mudar o mundo, mas se puder levar estes tristes factos ao domínio público dos que por aqui passam, e se por sua vez, essas mesmas pessoas divulgarem junto de amigos, familia, colegas, talvez o borburinho que hoje se faz sentir, amanhã se transforme num ruído tão ensurdecedor, que atinja os gorvenantes através de uma sociedade civil mobilizada e organizada em prol de uma causa!
Deixemos de olhar apenas o nosso umbigo e de viver no nosso mundinho de faz de conta que nada é connosco!
Deixemos de ser "ovelhas" mandadas, vamos saltar do livro "1984" para o "triunfo dos porcos", se é que me faço entender, (para quem leu ambos)!
Perdoem a minha ironía e até mesmo agressividade contida. Sei plenamente que muita coisa está mal neste planeta, e sería ingénuo se não mesmo delirante acreditar que podemos mudar tudo!
Só não virem as costas a este drama, embora esteja a acontecer no reino animal, afecta todo o ecossistema! Não posso considerar este comportamento barbaro, medida para nenhum tipo de objectivo, seja ele qual for!

segunda-feira, 27 de março de 2006

OTeatro é a Vida em Palco... Viva o Teatro

O teatro é uma arte em que um actor ou conjunto de actores interpreta uma história ou actividades que têm como objetivo re/presentar (tornar a apresentar) uma situação e despertar sentimentos na audiência. Teatro significa lugar onde se vê e se ouve.

Teatro em Portugal

Gil Vicente (1465 - 1536?) é considerado o fundador do teatro português, no seculo XVI. Este, na sua Farsa dos Almocreves, em 1526 fala do Brasil. António Ferreira (Lisboa, 1528 - 1569), estudou em Coimbra e foi o discípulo mais famoso de Sá de Miranda, tendo sido um dos impulsionadores da cultura renascentista em Portugal. Escreveu a primeira tragédia do classicismo renascentista português, Castro (1587), inspirada nos amores de D. Pedro e D. Inês de Castro, traduzida para inglês em 1597 e posteriormente para francês e alemão.
D. José, rei de Portugal, seguindo as instruções de seu pai, inaugurou em Lisboa a 2 de Abril de 1755 o Teatro Real do Paço da Ribeira, mais conhecido por Ópera do Tejo, situado junto ao rio, num espaço entre os actuais Terreiro do Paço (Pç do Comércio) e Cais do Sodré. Sería a estrutura mais luxuosa e inovadora do género na Europa, que cairía totalmente por terra com o terrível Terramoto em 1755 e contando apenas sete meses de vida.
Almeida Garrett (Porto, 1799 - Lisboa, 1854), foi um proeminente escritor e dramaturgo romântico que fundou o Conservatório Geral de Arte Dramática, edificou o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e organizou a Inspecção-Geral dos Teatros, revolucionando por completo a política cultural portuguesa a partir de 1836, no rescaldo das Guerras Liberais. «Frei Luís de Sousa» é a sua obra maior.
Já no século XX encontramos grandes nomes da literatura portuguesa a escrever para teatro como é o caso de Júlio Dantas, Raúl Brandão e José Régio. Às portas dos anos 60 o contexto político fomenta uma nova literatura de intervenção que se estende aos palcos através dos nomes de Bernardo Santareno, Luiz Francisco Rebello, José Cardoso Pires e Luís de Sttau Monteiro, que produziram grandes e intensas obras.
Neste momento existe em Portugal um teatro dominado acima de tudo por encenadores carismáticos como Luís Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia), João Mota (Comuna Teatro de Pesquisa), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos) e Joaquim Benite (Companhia de Teatro de Almada). Com grande divulgação encontramos o Festival de Almada, FITEI (Porto) e Citemor (Montemor-O-Velho), entre outros, que acolhem o que de melhor se faz em Teatro em Portugal e no mundo.

quinta-feira, 23 de março de 2006

O boca doce é Bom é Bom é...


Quem se lembra do Anúncio Boca doce?!
O boca doce é com é bom é diz o avô e diz o bébe...
Vejam esta nova versão, deliciem-se!!!

terça-feira, 21 de março de 2006

Quando vier a Primavera

Quando vier a Primavera,
Se eu já estiver morto,
As flores florirão da mesma maneira
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
A realidade não precisa de mim.

Sinto uma alegria enorme
Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma

Se soubesse que amanhã morria
E a Primavera era depois de amanhã,
Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.
Por isso, se morrer agora, morro contente,
Porque tudo é real e tudo está certo.

Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é.

Alberto Caeiro

segunda-feira, 20 de março de 2006

Adeus Trânsito reversível

Hoje debati-me com uma triste realidade!
Estava eu na aula de código a aprender conteúdos sobre sinalização luminosa, quando o instrutor de código assinala que a afamada Ponte 25 de Abril já não tem mais, vias de trânsito reversível!!!
Fica questão no ar, onde podemos agora encontrar uma via de trânsito reversível?! Pois se o único exemplar dado nas aulas de código era a Ponte 25 de Abril... O código da estrada enfrenta dias de crise, e a Ponte 25 de Abril carismática pelas suas vias tão peculiares encontra-se num contexto de monotonia, em que não mais se terá a incerteza em que sentido podemos circular amanhã!!!

Agendas, Blocos de Notas e Afins....


Desde pequenina sempre tive a panca dos diários, agendas, bloquinhos, etc...
Ainda hoje me invade este gosto infindável por tais materiais de papelaria, tenho mil e uma agendas e dou uso a todas (isto é quase um ritual a puxar para a obsessão). Tenho agenda para mestrado, para trabalho, pessoal!!! Grande, pequena, média!!!
Blocos de notas de cores variadas, que esses sim lamento usar, de tão lindos que são.
Eis que surge um dilema, as pessoas que bem me conhecem estão a cada passo a presentear-me com uma agendita ou um bloquito, ainda ontem recebi uma agenda linda de morrer! Tenho de a usar.
Isto analisado pode ser preocupante, questiono o meu gosto por tal mania de organização. Será isto um medo camuflado de não controlo sobre o quatidiano?! Será um ritual que inconscientemente me faz sentir ocupada e com coisas importantes a realizar?! Ou apenas o gosto em registar todos os acontecimentos de vida porque gosto de recordar mais tarde o que fiz?!
Não Sei...

domingo, 19 de março de 2006

Doctor Who

Vale a pena assistir a esta série que na TV por cabo passa no canal People and arts.
Sem dúvida uma das minhas favoritas...

Feliz dia do Pai para todos os pais do mundo, mas...

Só quero que saibas que te Adoro, és o meu Pai lindo, deste-me os "alicerces" para aquilo que hoje sou! és o melhor Pai do Mundo Amo-te!

sábado, 18 de março de 2006

Quero ser pequenina por algum tempo...

Quero ser pequenina
Fechar-me no quarto de bonecas
Inventar histórias de amor

Brincar horas sem fim
E depois regressar ao mundo
Como criança contente
Feliz com a sua brincadeira
Quero ser pequenina
E inventar vidas
Mudar se não gostar
Fazer da tristeza a felicidade
Num abrir e fechar de olhos
Apagar o mal
Voltar atrás e recomeçar
Criar um mundo de adultos
À imagem dos olhos de criança
Sorrisos a preencherem o ar
Risos como música rasgando silêncios
Corações felizes a cada canto
Um conhecido
Um amigo
Um amor
Quero ser pequenina
E mostrar a todos o caminho
Que esquecemos com o passar dos anos
Aquele que se ganha com um abraço
Um olhar ou um sorriso
Na pequenez da infância
Está a solução de tanto mal
Quero ser pequenina
E este mundo não conhecer!

Anónimo

Voltei, mas não para ficar...



"Voltei voltei, voltei de lá, ainda ontem estava em França e agora já estou cá!"

quarta-feira, 15 de março de 2006

quarta-feira, 8 de março de 2006

As Figuras da "Canalhinha"!!!

Estarei ausente por tempo indeterminado... Mas deixo aqui uma figura de "canalhinha", que é como quem diz, fiquem sentados à espera que eu volto!!!!
Marta

Mudança...


HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA MINHA VIDA......

domingo, 5 de março de 2006

Uma data a não esqueçer !!!


No dia 8 de Março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque paralisaram o trabalho, reivindicando salário igual aos dos homens, que exerciam as mesmas funções que elas, e a redução da jornada, que naquela época, era de 14 a 16 horas de trabalho. Os patrões trancaram e incendiaram a fábrica, provocando a morte das grevistas. Foi em homenagem a elas que o primeiro congresso internacional das mulheres, realizado na Dinamarca, em 191o, instituiu o dia Internacional das Mulheres.


Baile dos Vampiros

E no encerramento de mais uma edição do Fantasporto (26ª) o já tradicional Baile dos Vampiros teve lugar no já igualmente habitual Teatro Sá da Bandeira, bem no coração da Invicta (Baixa Portuense). Todos os presentes se vestiram a preceito e encarnaram o espírito "tansilvânico" do baile. Esta noite muito sangue esvaiu!

The 78 Annual Academy Awards

Já se ouvem os rufos dos tambores, já se vislumbram as luzes magnificentes e ofuscantes da fama, já se sente o talento sair à rua e povoar a cidade... the Oscar goes to...
Hoje, Domingo dia 5 de Março terá lugar mais um grande espectáculo de entrega dos Oscars! A 7ª arte move o mundo não só na tela mas também na vida!!!
No que toca a nomeados, "Brokeback Mountain" lidera com 8 nomeações, sendo seguido de perto por "Crash" e "Good Night and Good Luck", com 6 nomeações cada, e "Munich" e "Memoirs of a Geisha", com 5 nomeações.
Individualmente, destaque especialmente para a inclusão de "Capote" e "Munich" na categoria de Melhor Filme, tendo ficado de fora o vencedor do Globo de Ouro,"Walk The Line" ( mal empregue).
Para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira, que mais uma vez não conta com a presença de um filme português. Assim, os escolhidos foram “Don’t Tell” (Itália), "Joyeux Noël”(França), “Paradise Now” (Palestina), “Sophie Scholl" ( Alemanha) e “Tsotsi” (África do Sul).
E assim vão o cinema e a tela!

sexta-feira, 3 de março de 2006

Algo para pensar!!!


Deixo-vos com este pequeno pensamento para o fim de semana:
"Se o homem pudesse ser cruzado com um gato,
o homen seria melhor e o gato
se deterioraria."

Mark Twain

Como agradar a gregos e a troianos!!!


Em resposta ao desafio

Desafio Proposto pela Lolita!
Eu não considero que tenha rotinas, mas sim fases rotineiras! De momento encontro-me numa das fases mais rotineiras da minha vida, assim passo a enumerar alguns dos rituais que executo peremptoriamento todos os dias

  • A 1ª coisa que faço mal acordo é beber um copo de àgua gigante e alimentar os meus gatos;
  • Inscrevo-me todos os meses no ginásio 3 vezes por semana, e acabo por ir 2 (já é rotina);
  • Procuro emprego todos os dias (desde que iniciou esta fase rotineira - 2 meses+/-);
  • Vou para a cama sempre tarde, acabo por adormecer no sofa, com a tv ligada;

Mas quando estava a trabalhar tinha uma rotina que me irritava profundamente:

  • Colocar os despertador 1 hora mais cedo, e pensar "que bom ainda tenho uma hora para dormir" (rotina patológica);

Quanto às outras gatas não sei, embora da cristina possa citar pelo menos uma:

  • Está sempre atrasada para tudo, e anda sempre de taxi, quando digo sempre é sempre!!!

quinta-feira, 2 de março de 2006

Porque todos nós temos dias assim !!!

Pensamento da semana !!!

Abraçar o Sol


Hoje acordei com uma vontade gigante de abraçar o sol - metaforicamente falando!
Estou feliz e não sei explicar porquê, deve ser Hormonal!
Apetece-me mimar, beijar e abraçar toda a gente, numa quase atitude umbilical... e não, não estou a desenvolver qualquer tipo de surto parafílico! talvez sejam apenas doses de Fenilalanina libertadas em excesso para a minha corrente sanguínea, e fazem com que eu tenha a sensação de "borboletas" no estômago!
De qualquer forma é bom estar aqui!

Abertura Oficial do Zoo Miau

Seguimos o exemplo da Ana do Adorei, mas optamos por adoptar um grupo de bichos em vez de um.
Sejam bem vindos ao Zoo Miau, tratem bem os animais! Apresento-vos a gata eva gina dos santos, o peixe sr esquecido, o cão horácio, a pata capitolina andrioleta (ou não fossemos nós gajas do norte) e a coelha miss snif...
Bem estou quase com vontade de roubar a deixa ao saudoso Fialho Gouveia e pedir a todos para gritar "Os animais são nossos amigos"!!!