domingo, 28 de maio de 2006

Novidades da Semana

Não, não desapareci, não fui aglutinada pelo ritmo fernético da Capital, não esqueci que participo ainda que de forma "levezinha" num blog...
O importante é que estou aqui para dar conta das novidades. Estou bem de saúde, recomenda-se. A semana que passou, foi só novidade, desconhecido, factores que me agradam bastante.
Conhecer novos colegas de trabalho e não só, conhecer novos contextos e surpreender-me pela positiva a cada passo é de facto muito bom.
As ambivalências, os receios dissiparam-se à medida que o tempo ía passando. Eu AMO o meu Porto, mas Lisboa está a revelar-se uma cidade simpática, acolhedora, ao contrário de muitas posições que já tinha ouvido.
As expectativas criadas em relação à actividade profissional e instituição na qual vou desenvolver o estágio, extrapolaram todos os limites do agradável. E é esta a minha postura... Feliz, muito feliz com todas as oportunidades que estão a surgir!
Planificar, idealizar, criar, são palavras que me têm acompanhado na última semana. Palavras que cada vez mais fazem sentido, por todos os motivos, conhecidos por alguns e desconhecidos por outros. é um novo ciclo que se inicía para mim, é um recomeçar, reconstruir, e isso sabe tão, mas tão bem, não é verdade?!
Vou tentar ser mais assidua na manutenção do espaço Miau... ficou abandonado esta semana e provavelmente nos próximos tempos, não terá a atenção devida.
Passei mesmo só para dizer aos que cá passam de visita, que ainda cá estou, embora de modo esporádico. Dizer que a Capital está a comportar-se bem em relação à minha pessoa...

No caso de me cruzar com algum de vocês que aí vivem, mesmo não vos conhecendo o rosto, fica já aqui o meu Bom dia, Boa tarde ou Boa noite!

Até já... até ao meu regresso,

Marta

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Estado de Espírito dos últimos tempos...

Não consigo dominar
Este estado de ansiedade
A pressa de chegar
P'ra não chegar tarde
Não sei de que é que eu fujo
Será desta solidão
Mas porque é que eu recuso
Quem quer dar-me a mão
Vou continuar a procurar
A quem eu me quero dar
Porque até aqui eu só:
Quero quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem não conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca conheci
Porque eu só quero quem
Quem eu nunca vi
Esta insatisfação
Não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder
Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir P'ra outro lugar
Vou continuar a procurar
O meu mundo O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só quero estar
Aonde não estou
Porque eu só estou bem
Aonde não estou

António Variações

Fica a questão no ar, para quem tiver vontade de responder:
Porque é que somos tão Ambivalentes?!

terça-feira, 16 de maio de 2006

Reflexão...

De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre a começar...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...

Portanto, devemos:
Fazer da interrupcao um caminho novo...
Da queda um passo de danca...
Do medo uma escada...
Do sonho uma ponte...
Da procura um encontro...

F.P.
autor portugues

Notícia de última Hora

Pois é caros e estimados leitores, a minha partida para a Capital foi antecipada, recebi ontem a notícia, já não será em Junho mas sim na próxima 2ª feira do corrente Mês. Embora esta novidade me tenha alterado algumas das planificações que tinha deliniado, foi bem recebida por mim! Se é para lá estar assim seja, tudo o resto por mais ou menos urgência, logo logo arranjar-se-à uma alternativa ajustada.
Vou portanto ter uma semana atarefada com preparativos e despedidas!
Não sei porquê, mas agora que se aproxima começo a sentir um friozinho no estômago!!! Mas tudo vai correr bem, espero!

segunda-feira, 15 de maio de 2006

Piada da semana !!!



O farmacêutico chega a sua farmácia e repara num homem petrificado, com os olhos esbugalhados, mão na boca, branco como cal, encostado a uma das paredes.

Ao ver aquilo, estupefacto o framacêutico vira-se para o auxiliar e pergunta:

Que significa isto? Quem é aquele senhor encostado a parede?

Ah! É um cliente que queria comprar remédio para tosse. Só que ele achou que era muito caro, então eu decidi vender-lhe um laxante.

Você ficou maluco? Desde quando laxante é bom para tosse?

É excelente!!! Olhe só para ele, como ele tem medo de tossir!!!!

domingo, 14 de maio de 2006

Será que há Inauguração!!!

Portugal tem uma Época de Incêndios!!!
Abre oficialmente amanhã a época de incêndios em Portugal!
Desculpem a minha insistência, mas nos últimos anos tenho-me debatido com esta questão... Nós temos uma época de incêndios, certo?! Abertura oficial amanhã, certo?!
É de mim ou este conceito foi criado por nós?! Época de Incêndios!!!
Isto traduz na perfeição a consciência social (in) existente no nosso país, caso contrário não se justificaría a "criação" de uma época destas!

Taça de Portugal

Que bem me soube esta dobradinha, veio mesmo a calhar!
E uma vez mais este Blog afirma: Bibó Pôrto Carago!!!

sexta-feira, 12 de maio de 2006

O que uma enfermeira sofre !!!!

E esta ehmmmmmmmm!!!!



Este é o nosso querido e prodigioso sobrinho quando nascer!!!
Porque se sair a mãe,cruzesssssssss canhoto!!!
Vai ser a 1ª arma biologica portuguesa!!!

AQUI HÁ MIAU!!!!!










quinta-feira, 11 de maio de 2006

A Paixão afecta o cérebro como uma substância Psicoactiva...

Apaixonar-se tem um efeito semelhante ao provocado por substâncias psicoactivas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida e publicado na revista Nature Neuroscience. Segundo os pesquisadores, a dopamina, que estimula os centros de bem-estar do cérebro, colabora para que um tipo de roedor, usado no estudo, se mantenha fiel a seu par. No caso, a substância é liberada depois do acasalamento.O animal, o arganaz-do-campo, é conhecido por manter laços duradouros com seus parceiros. A dopamina desempenha um papel-chave ao atrair as pessoas de volta a fontes de prazer, tais como alimentos saborosos, e também mantém uma pessoa viciada em heroína ou cocaína. A equipa da universidade decidiu estudar o arganaz-do-campo porque, mais do que qualquer outro animal, ele mostra sinais de paixão da mesma forma que os seres humanos. Machos e fêmeas ficam unidos depois de uma única relação sexual. Além disso, após copularem, os machos da espécie também manifestam sinais de agressão em relação a outras fêmeas. Os pesquisadores descobriram que, depois das relações sexuais, a dopamina liberada no cérebro dos machos afecta uma área do cérebro que também existe nos seres humanos. A equipa bloqueou depois a libertação de uma proteína que é activada pela dopamina no cérebro do roedor e verificou que os machos perderam a sua forte preferência pela sua parceira em relação às outras fêmeas. O chefe da pesquisa, Brandon Aragona, disse que a ligação que se desenvolve entre os roedores é muito forte. Ele explicou que o estudo foi o primeiro a ilustrar a forma como reacções no cérebro levam à monogamia. Aragona acrescentou ainda que os seres humanos podem agir de maneira diferente, mas os mecanismos básicos são semelhantes.

Apenas os mecanismos básicos são semelhantes, bem me parecia que as neurotransmissões dopaminérgicas em Humanos diferem um pouco! É que isto da Monogamia já faz parte do Desvio padrão, saltando para as caudas de uma curva normal!
Já não se "fabríca" Dopamina como a do arganaz-do-campo!

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Mais um desafio

Em resposta ao desafio proposto pela DS Gaia - Páginas de uma Vida - lanço aqui as 5 manías que me vieram de uma acentada à cabeça:

1 - Ter a responsabilidade / mania que tenho de ajudar tudo e todos, e que arranjo solução para todos os problemas;

2 - Ter agendas e bloquinhos de notas que nunca mais acabam, dando uso a todos (já falei disto aqui);

3 - Ter o hábito (péssimo ou não) de em qualquer espaço ou sala observar as pessoas e conversas;

4 - Ter a manía de afirmar que não gosto de algumas coisas, mesmo sem nunca as ter sequer provado (ex. cebola);

5 - A mania de deixar um "restinho" em tudo o que consumo (no prato, no copo, chavena);

Lanço o desafio a:

Ana - Adorei estes dias
Bolaxa - Baton de Cieiro
Lolita - Respostas Paralelas
Wakewinha - Voz obliqua
Edu - Sem lei nem ordem

Nota: confesso que abomino estes desafios, mas ao mesmo tempo não consigo deixar de dar resposta. Como tal façam o favor de também dar respostas senhores desafiados!

domingo, 7 de maio de 2006

Feliz Dia Mãe, Amo-te Muito

A Mãe Gémeos (21/05 a 21/06)

Embora se tente adaptar a uma figura materna exemplar, esta não é de todo a sua prioridade. No entanto, terá sempre uma boa relação com os seus filhos, incentivando-os nos estudos e a seguirem uma boa carreira profissional. É uma mãe prática, despachada, amiga, companheira, intelectualmente estimulante, alegre e risonha. No afecto pode até revelar-se distante mas nas ideias é muito próxima. Os seus filhos podem nem sempre lhe obedecer, uma vez que ela tende a amolecer a cada dia que passa, mas divertem-se sempre à custa do seu sentido de humor. A sua imaginação vai de encontro à dos seus filhos, o que proporciona o divertimento mútuo. É uma mãe tolerante mas bastante exigente, por exemplo com as notas escolares.

E verdade, esta é a minha mãe, desta vez acertaram!!!

sábado, 6 de maio de 2006

Sigmund Freud, 150 anos após o seu Nascimento

Hoje 6 de Maio de 2006 faz 150 anos que S. Freud nasceu, presto aqui a minha humilde Homenagem:

"Por «impulso» designamos o representante psiquico de uma fonte contínua de exitação proveniente do organismo, que nós distinguimos da exitação esterior e descontinua. O impulso encontra-se, pois, no limite dos domínios psíquico e físico. A concepção mais simples e que parece importante em primeiro lugar, sería a de que os impulsos não possuem nenhuma qualidade por si mesmos, mas que existem apenas como quantidade susceptível de produzir um certo trabalho na vida psiquica. O que distingue os impulsos uns dos outros, e os marca como uma característica específica, são as relações que por um lado os unem às suas fontes somáticas, e por outro lado o seu fim. A fonte do impulso encontra-se na exitação de um orgão, e o seu fim próximo é a satisfação de uma tal exitação orgânica." (S. Freud (1920) Três ensaios sobre a teoría da sexualidade)

Embora não siga na minha prática profissional a corrente Psicanalítica, dou a mão à palmatória em muitas permissas defendidas por este "grupo" profissional tão peculiar (sem ironizar)!
Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, Homem que revolucionou e abalou positivamente muitos conceitos considerados tabú na sua época, um dos quais a sexualidade. Nada é tão verdade como o excerto transcrito da obra criada em 1905, passados 111 anos não mudamos assim tanto. Continuamos Seres movidos por impulsos no que toca à sexualidade, àrea de vida em que somos instintivamente "animalescos" (factor positivo), não racionais e movidos por impulsos fisiológicos.

Porto Sentido

(Estação de São Bento - Porto)

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
vê um velho casario
que se estende até ao mar
Quem te vê ao vir da ponte
és cascata, são-joanina
erigida sobre um monte
no meio da neblina.
Por ruelas e calçadas
da Ribeira até à Foz
por pedras sujas e gastas
e lampiões tristes e sós.
Esse teu ar grave e sério
dum rosto de cantaria
que nos oculta o mistério
dessa luz bela e sombria

Ver-te assim abandonado
nesse timbre pardacento
nesse teu jeito fechado
de quem mói um sentimento
E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa

Composição: Carlos Tê / Rui Veloso

Quem o conhece como eu o conheço, tal qual as palmas das minhas mãos, sabe que esta letra descreve categoricamente o Porto!
Sempre que ouço esta música dá-me vontade de chorar... acreditam?! Uma vontade boa, apaziguadora, nostalgica...
Visitem o nosso Porto, bem vale a pena!

sexta-feira, 5 de maio de 2006

SMS recebida Hoje

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos"

Shakespeare

Hoje este é o Espírito... A Loucura!!!

Tonight's the night,
Tonight we're gonna.
Tonight's the night,
Tonight we're gonna.
Tonight's the night,
Tonight we're gonna.
Tonight's the night,
Tonight we're gonna.
Tonight's the night we're gonna make it happen
(Tonight we're gonna.)
Tonight we'll put all other things aside
(Tonight we're gonna gonna gonna.)
Give in this time and show me some affection
(Give in and show us some.)
We're going for those pleasures in the night
(Tonight, tonight.)
I want to love you, feel you,
Wrap myself around you.
I want to squeeze you, please you,
I just can't get enough.
And if you move real slow,
I'll let it go
I'm so excited, I just can't hide it,
I'm about to lose control and I think I like it.
I'm so excited, I just can't hide it,
I know, I know, I know, I want to.
We shouldn't even think about tomorrow
(I know, I know, I know.)
Sweet memories will last a long long time
(I know, I know, I know.)
We'll have a good time baby don't you worry
(I know, I know.)
And if we're still hangin' around well that's just fine.
Let's get excited,
(Look what you do to me,)
That we just can't hide it.
(You've got me burnin' up.)
I'm about to lose control and I think I like it.
I'm so excited,
(How did you get to me?)
I just can't hide it
(How bout you give it up?)
I know, I know, I know, I want you, I want you.
I want to love you, feel you,
Wrap myself around you.
I want to squeeze you, please you,
I just can't get enough.And if you move real slow, I'll let it go
I'm so excited
(Look what you do to me)
I just can't hide it,
(You've got me burning up)
I'm about to lose control and I think I like it,
I'm so excited,
(Look what you do to me)
I just can't hide it
(Why wont you give it up?)
And I know, I know, I know, I want you, I want you.
Look what you do to me,
Look what you do to me,
Look what you do to me,
Look what you do to me,
I'm so excited
(Look what you do to me)
I just can't hide it,
(You've got me burning up)
I'm about to lose control and I think I like it,
I'm so excited,
(How did you get to me?)
I just can't hide it(
How bout you give it up?)
And I know, I know, I know, I want you, I want you.


I'm So Excited
Le Tigre

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Em exclusivo para os meus caros e estimados leitores

O CÓDIGO JÁ CÁ CANTA!!!
Fui Hoje a Exame e Passei, sou muito linda eu, sou sou!
Foi uma experiência estranha, esta de ir a exame de código. Acabamos mais cedo mas temos de gramar a "pastilha" e esperar o restante tempo até perfazer os 30 minutos ou coisa que o valha!
O examinador mais parecia um carrasco da Idade média, passou o tempo todo a berrar com uma examinanda que não atinava com as novas tecnologias! "Esteja à vontade - pensava eu - é que nós nem necessitamos de concentração nem nada!!!"
E como sou uma pessoas "abençoada" no meu exame não faltou nada, desde velocidades, cedências de passagem, categorias de cartas de condução, estacionamento abusivo, sinalização, veículos prioritários, coimas, etc!!! Muito bem, diversificado, portanto!
Ja está feito, e vim aqui ao espaço miau partilhar com todos aqueles que aqui passam!

VIVA EU, PARABÉNS A MIM!

terça-feira, 2 de maio de 2006

Imagens que levo comigo... Locais com vidas mundanas e cheios de histórias

Aqui temos a tão afamada Rua 31 de janeiro, frente aos Clérigos. No final da rua encontramos a bela estação de S. Bento e a grande praça da Liberdade, Local mítico de todas as comemorações!


A Ribeira, nem há palavras que possam definir tamanha beleza, qual cascata S. Joanina. Esta imagem não consegue nem de longe nem de perto transmitir o que se sente ao vislumbrar esta tela.


Ponte D. Luís, junto à Serra do Pilar...


O parque da cidade neste momento estende-se até à praia, aqui podemos ver o Castelo do Queijo.


O belo por do Sol na Praia de matosinhos, que é uma pena estar poluída. Mas não deixa de ser uma bela imagem.

Um Espaço para/e de Todos

Em resposta ao desafio proposto pela Lolita - respostas paralelas, apresento-vos uma Instituição de Solidariedade Social que desempenha um papel fulcral no que concerne à integração psicossocial de grupos de pessoas de diferentes quadrantes. É um espaço em que prevalece a Arte como aliado da terapia e em que a diferença é sinónimo de riqueza, partilha, crescimento pessoal, social e afectivo. é um espaço em que o poder criativo, a inspiração e sobretudo o corte com as "correntes" da limitação são levados a cabo através das formas de expressão mais diversificadas. Instituições como o Espaço T são uma mais valía para a comunidade, continuação de bom trabalho.

O Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, fundada em 1994 na Cidade do Porto, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde, que tem por objectivo fundamental a integração de grupos socialmente desfavorecidos através da vertente artística, nomeadamente: Teatro, Fotografia, Pintura, Jornalismo, Educação Física, Tai-Chi-Chuan, Linguagem Gestual, Dança, Maquilhagem, Pintura em Barro. Pretende-se com estas actividades fomentar a auto-estima e auto-conceito dos grupos desfavorecidos. Assim, usufruem das actividades toxicodependentes em recuperação, seropositivos, surdos, deficientes motores, invisuais, doentes do foro psiquiátrico e pessoas ditas normais. Ao longo deste período criaram protocolos de cooperação com Atelier de Pintura.
No que se refere às actividades sócio - culturais, estas desenvolvem-se com o objectivo principal de promover a mudança de atitude que a sociedade tem para com os grupos de risco e consiste na apresentação de peças de Teatro, Exposições, Leilões e a edição da Revista Con(Tacto) semestral, com distribuição a nível nacional.

Contactos:
Rua do Sol, nº 14
4000 - 527 Porto

telefone:
223403712/14
espacot@espacot.pt

segunda-feira, 1 de maio de 2006

1º de Maio - Dia do Trabalhador

Tal e qual, é que nem difere um milimetro!!!

Lindoooooo! Nada mais há a dizer...


Ó meu porto onde a eterna mocidade
Diz a gente o que é ser nobre e leal
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal

Oh Campeão do meu passado
É o livro d'honras de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no meu porto mais um arco triunfal
PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO

Quando alguem se atrever a sofucar
Ogrito audaz da tua ardente voz
Oohh porto então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nos!

Oh Campeão do meu passado
É o livro d'honras de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no meu porto mais um arco triunfal
PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO PORTO

Interpretação de Maria Amélia Canossa