terça-feira, 2 de maio de 2006

Um Espaço para/e de Todos

Em resposta ao desafio proposto pela Lolita - respostas paralelas, apresento-vos uma Instituição de Solidariedade Social que desempenha um papel fulcral no que concerne à integração psicossocial de grupos de pessoas de diferentes quadrantes. É um espaço em que prevalece a Arte como aliado da terapia e em que a diferença é sinónimo de riqueza, partilha, crescimento pessoal, social e afectivo. é um espaço em que o poder criativo, a inspiração e sobretudo o corte com as "correntes" da limitação são levados a cabo através das formas de expressão mais diversificadas. Instituições como o Espaço T são uma mais valía para a comunidade, continuação de bom trabalho.

O Espaço T - Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, fundada em 1994 na Cidade do Porto, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde, que tem por objectivo fundamental a integração de grupos socialmente desfavorecidos através da vertente artística, nomeadamente: Teatro, Fotografia, Pintura, Jornalismo, Educação Física, Tai-Chi-Chuan, Linguagem Gestual, Dança, Maquilhagem, Pintura em Barro. Pretende-se com estas actividades fomentar a auto-estima e auto-conceito dos grupos desfavorecidos. Assim, usufruem das actividades toxicodependentes em recuperação, seropositivos, surdos, deficientes motores, invisuais, doentes do foro psiquiátrico e pessoas ditas normais. Ao longo deste período criaram protocolos de cooperação com Atelier de Pintura.
No que se refere às actividades sócio - culturais, estas desenvolvem-se com o objectivo principal de promover a mudança de atitude que a sociedade tem para com os grupos de risco e consiste na apresentação de peças de Teatro, Exposições, Leilões e a edição da Revista Con(Tacto) semestral, com distribuição a nível nacional.

Contactos:
Rua do Sol, nº 14
4000 - 527 Porto

telefone:
223403712/14
espacot@espacot.pt

1 comentário:

Lolita disse...

Não conhecia... e o objectivo deste desafio é esse mesmo: chamar a atenção! Beijitos...