domingo, 5 de março de 2006

Uma data a não esqueçer !!!


No dia 8 de Março de 1857, 129 operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque paralisaram o trabalho, reivindicando salário igual aos dos homens, que exerciam as mesmas funções que elas, e a redução da jornada, que naquela época, era de 14 a 16 horas de trabalho. Os patrões trancaram e incendiaram a fábrica, provocando a morte das grevistas. Foi em homenagem a elas que o primeiro congresso internacional das mulheres, realizado na Dinamarca, em 191o, instituiu o dia Internacional das Mulheres.


7 comentários:

Lua disse...

Bem Paulinha que apressadas que estamos... Mas fizeste bem em lembrar sim senhora!
Mas queres mesmo saber o que um Professor meu da Faculdade dizía?! Que enquanto existir a necessidade de haver um dia dedicado à mulher, é pq ainda existem desigualdades sociais a serem colmatadas!
Embora nós mulheres aos poucos tenhamos conquistado terreno que outrora era do domínio masculino, como é o exemplo das Universidades (maior percentagem de genero feminino)! Ainda há arestas a limar.
No entanto há que ter cuidado com estas lutas por igualdades, que por vezes se transformam em lutas desiguais, nunca servindo o seu real propósito!
Vamos ser iguais sim, mas preservando sempre a diferença que nos caracteríza!

Marta

kitty kat disse...

Concordo plenamente contigo, não poderias estar mais correcta. No entanto, isto foi apenas para relembrar os mais esqueçidos!!!
É também para lembrar, não só e apenas as desigualdades mas também todos os tipos de maus tratos que ainda hoje muitas mulheres sofrem em segredo em todo o mundo. Não é ser com isto feminista mas sim ter uma consciência social.

johnny handsome disse...

O que a diferença num cromossoma pode causar!
Bem, aqui fica a solidariedade cá do rapaz para todas as injustiças e discriminações de que as mulheres são vítimas. E são muitas!
Está em todos nós modificar este estado de coisas pois a minha teoria é a de que este e outros problemas se resolviam com a erradicação da estupidez da face da Terra....Eu tento fazer a minha parte e procuro antídotos para esse mal...Mas estou longe de os encontrar...Vou continuar a pesquisar ;-)

Wakewinha disse...

É só amanhã, mas não faz mal que a história fique a piscar com luzes de neón por muito tempo para que as senhoras percebam que esse não é o dia para ficarem à espera de um mimo do companheiro, mas sim para festejarem aluta e a coragem de outras mulheres no passado! ;)
Um beijo grande, e aproveita para te divertires*

SoNosCredita disse...

desconhecia.
bem, aprendi alguma coisa hoje...
obrigada!
;)

Anónimo disse...

Para ser sincera acho um bocado estúpido e sexista.... então há o Dia da Mulher e não há o Dia do Homem? Reclamamos que queremos direitos iguais, mas depois há um dia que nos faz lembrar a nossa condição de frégeis e oprimidas... eu cá acho parvoíce...
:p

CN disse...

nós, homens, dispensamos essas efemérides, sinceramente, não queremos. não vale a pena insistirem... obrigado.