quinta-feira, 11 de maio de 2006

A Paixão afecta o cérebro como uma substância Psicoactiva...

Apaixonar-se tem um efeito semelhante ao provocado por substâncias psicoactivas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida e publicado na revista Nature Neuroscience. Segundo os pesquisadores, a dopamina, que estimula os centros de bem-estar do cérebro, colabora para que um tipo de roedor, usado no estudo, se mantenha fiel a seu par. No caso, a substância é liberada depois do acasalamento.O animal, o arganaz-do-campo, é conhecido por manter laços duradouros com seus parceiros. A dopamina desempenha um papel-chave ao atrair as pessoas de volta a fontes de prazer, tais como alimentos saborosos, e também mantém uma pessoa viciada em heroína ou cocaína. A equipa da universidade decidiu estudar o arganaz-do-campo porque, mais do que qualquer outro animal, ele mostra sinais de paixão da mesma forma que os seres humanos. Machos e fêmeas ficam unidos depois de uma única relação sexual. Além disso, após copularem, os machos da espécie também manifestam sinais de agressão em relação a outras fêmeas. Os pesquisadores descobriram que, depois das relações sexuais, a dopamina liberada no cérebro dos machos afecta uma área do cérebro que também existe nos seres humanos. A equipa bloqueou depois a libertação de uma proteína que é activada pela dopamina no cérebro do roedor e verificou que os machos perderam a sua forte preferência pela sua parceira em relação às outras fêmeas. O chefe da pesquisa, Brandon Aragona, disse que a ligação que se desenvolve entre os roedores é muito forte. Ele explicou que o estudo foi o primeiro a ilustrar a forma como reacções no cérebro levam à monogamia. Aragona acrescentou ainda que os seres humanos podem agir de maneira diferente, mas os mecanismos básicos são semelhantes.

Apenas os mecanismos básicos são semelhantes, bem me parecia que as neurotransmissões dopaminérgicas em Humanos diferem um pouco! É que isto da Monogamia já faz parte do Desvio padrão, saltando para as caudas de uma curva normal!
Já não se "fabríca" Dopamina como a do arganaz-do-campo!

20 comentários:

johnny handsome disse...

Mas "somos homens ou somos ratos???" Hein?!?!?!?!
A narcose por azoto também é uma coisa maravilhosa...Ya!...Tá-se bem!!!

Parte séria: A química orgânica é mesmo uma coisa maravilhosa.

anovska disse...

Excesso de Dopamina... P'ra mal dos meus pecados sofro desta patologia...

Lua disse...

É verdade Johnny, a neurotransmissão e bioquimica humana faz parte de um universo que tenho vindo a descobrir e que me fascina cada vez mais... acções que pensamos que são automatizadas escondem por trás de si processos biologicos Harmoniosamente infindáveis!

Ana a Dopamina a occitocina, a Adrenalina e Noradrenalina vasopressina, serotonina entre outros andam todos em roda viva dentro do meu Sistema nervoso Central e Autónomo... A paixão é desgastante... e por vezes não vale assim tantooooo a pena o desgaste!

Marta

Nunovsky disse...

Palmas ;)

Anónimo disse...

A tradição já não é o que era.. só para alguns, claro!

Tia Cremilde disse...

Vim retribuir a visitinha simpática!
Viva à paixão e às overdoses de dopamina!

Tia Cremilde disse...

acabaste de ser linkada!
;)

kitty kat disse...

Agora explica-me porque e que temos uma taxa de divorcios tao alta!!!!

kitty kat disse...

Agora explica-me porque e que temos uma taxa de divorcios tao alta!!!!

kitty kat disse...

ja sei!!!!!!!!!!!!
FALTA DE SEXUUUUUUUUUUU!!!! LOOOOOOOOOL

Lua disse...

Essa do divórcio, paulinha paulinha!!!
Não sei explicar, não percebo nada de casamentos, muito menos de divórcios, nunca ouvi falar. anulei do meu vucabulário!
Para mim é só loucura!

Marta

kitty kat disse...

é nada!!!! Chama-se dopamina!!!! loool

kitty kat disse...

é nada!!!! Chama-se dopamina!!!! loool

johnny handsome disse...

Essa questão dos divórcios é mais um reflexo do consumismo que nos avassala a todos. Compramos roupa que não precisamos, "gadgets" que nunca usaremos, livros que nunca leremos e, porque não, mulheres ou homens que não nos servem ou não fazem o nosso estilo...Pensem nisto.

Anónimo disse...

Era tudo mt mais simples se pudesse ser como no anúncio... primeiro experimenta-se. Se se não gostar, devolve-se ;)

kitty kat disse...

loool bolaxita, tiveste bem!!!!
realmente, era tudo mais simples se assim fosse!!!!
Johnny concordo contigo, tens toda a razão.

Lua disse...

Desculpem mas minha gente, estas coisas não se podem experimentar, nem têm prazo de validade ou garantia!
Se cairmos a única solução é levantar... Há sempre muito de positivo nas relações que não deram certo, ou agora lá porque acabou já é tudo mau?! Ai a minha vidinha;)))

Marta

kitty kat disse...

titinha kida do meu coração, não sejas assim!!! Mas era bom se assim fosse ou não era!!!!
Mas já que não pode ser assim a que aprender a lição e seguir em frente.

Anónimo disse...

Sabe o que??eu tbem fui uma víciada da Dopamina,adrenalina...por muitos anos,pra dizer averdade por 18anos..eu era tão depedente dessa droga que não podia nenn lembrar o nome o dele.se falasse "Roberto"eu já perdia o controle.se estivese em uma festa,,,podia ir pra casa por que a minha noite estava arruinada.
Hoje, já se passaram 18 anos ,sabe o que??ainda sou um pouco viciada mais,,nen tanto ..
Mais que era bom era!!
Sara

Anónimo disse...

a taxa de divircios e explicada pq apó uns 2 anos essas substancia diminuem em nosso corpo, e as vezes percebemos q não temos tanta afinidade assim com a pessoa q nós apaixonamos, as vezes a paixão vira amizade e talz