Hoje 6 de Maio de 2006 faz 150 anos que S. Freud nasceu, presto aqui a minha humilde Homenagem:
"Por «impulso» designamos o representante psiquico de uma fonte contínua de exitação proveniente do organismo, que nós distinguimos da exitação esterior e descontinua. O impulso encontra-se, pois, no limite dos domínios psíquico e físico. A concepção mais simples e que parece importante em primeiro lugar, sería a de que os impulsos não possuem nenhuma qualidade por si mesmos, mas que existem apenas como quantidade susceptível de produzir um certo trabalho na vida psiquica. O que distingue os impulsos uns dos outros, e os marca como uma característica específica, são as relações que por um lado os unem às suas fontes somáticas, e por outro lado o seu fim. A fonte do impulso encontra-se na exitação de um orgão, e o seu fim próximo é a satisfação de uma tal exitação orgânica." (S. Freud (1920) Três ensaios sobre a teoría da sexualidade)
Embora não siga na minha prática profissional a corrente Psicanalítica, dou a mão à palmatória em muitas permissas defendidas por este "grupo" profissional tão peculiar (sem ironizar)!
Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, Homem que revolucionou e abalou positivamente muitos conceitos considerados tabú na sua época, um dos quais a sexualidade. Nada é tão verdade como o excerto transcrito da obra criada em 1905, passados 111 anos não mudamos assim tanto. Continuamos Seres movidos por impulsos no que toca à sexualidade, àrea de vida em que somos instintivamente "animalescos" (factor positivo), não racionais e movidos por impulsos fisiológicos.
sábado, 6 de maio de 2006
Sigmund Freud, 150 anos após o seu Nascimento
Publicada por
Lua
à(s)
sábado, maio 06, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
E deves dar mesmo a mão à palmatória!!! Grande Freud.
Grande Freud, é verdade, mas se conheces, e eu sei que sim, a vida e obra deste Senhor, sabes que também existiram intervenções realizadas por ele, completamente descabidas:
a)Administrar cocaína a doentes depressivas; (para n falar das doses execivas de coca consumidas pelo próprio Freud. E sabemos muito bem os efeitos a longo prazo da cocaína sobre as transmissões neuronais, estados psicóticos, ideações, despersonalização, desrealização, por aí)
b)Considerar a Homossexualidade uma doença - poupem-me - e denominar estas pessoas como Invertidos;
c)Interpretações de sonhos um pouco estranhas, qd todos sabemos que os sonhos são material inconsciente que faz parte do processo onírico. Material esse que é o resultado das vivências decada sujeito no seu quotidiano (preocupações, ideais, frustrações, medos, etc);
d) A sexualidade é importante é um facto e está patente em tudo na vida desde o nascimento a té à morte. Mas dizer que uma mulher em determinadas circunstâncias tem INVEJA do pénis!!! Sem comentários
Muitos foram os avanços na Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, graças a Este grande Nome, é verdade.
Mas nem tudo foram Rosas!
Marta
Lua
Perdi a data para fazer um post em homenagem ao aniversário de 150 anos de um dos maiores pensadores do século 20, conhecido popularmente como o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Amanhã escreverei sobre ele pois hoje já estou meio sem tempo e primeiro quero ler sobre quem escreveu sobre este gênio. Se puder dar uma olhada...
Um abraço
Marco Aurélio
Enviar um comentário