sexta-feira, 31 de março de 2006

Ponto de Embraiagem

"Mecanismo que faz a ligação do motor à caixa de velocidades e que ao desacoplar, permite a mudança de velocidade. Isto é necessário porque ao alterar a mudança, exigirá um ajuste de giros no motor para se manter a velocidade. A embreagem consiste num disco de fricção montado entre o platô e o volante do motor. O platô mantém o disco comprimido contra o volante, permitindo a transmissão da força do motor ao câmbio. Ao pisar no pedal da embreagem o platô tem as molas recolhidas, liberando o disco e deixando o motor livre para que se possa efetuar a troca de engrenagens dentro da caixa."

Hoje na minha 4ª aula de condução aprendi a fazer o ponto de embraiagem, e como em tudo na vida, o importante é encontar um ponto de equilibrio!!! Vamos lá ver se ainda hoje à tarde na 5ª aula se acomodei ou não os conhecimentos apreendidos!!!
Já dizia Jean Piaget, numa nova aprendizagem, estão sempre implícitos os conceitos de Assimilação, Acomodação e Equilibrio!!!

12 comentários:

anovska disse...

As aulas de condução... Quando relembro ainda tremo... Passaram-se já mais de 4 anos desde as penosas aulas de condução.
Aulas em que não aprendi nada que me pudesse ajudar a saber realmente conduzir (e não, não aprendi a fazer um ponto de embraiagem nas aulas de condução!!!). Quando fui a exame tremia como varas verdes. No fim do exame, saí do carro e o engenheiro disse que eu tinha passado! Nem quis acreditar, finalmente estava livre das aulas e da escola de condução!!!
O que aprendi foi depois das aulas e graças ao mano grande!
Boa sorte Marta, que a 5ª aula corra pelo melhor e que tenhas assimilado e acomodado a melhor maneira de dar equilibrio ao carro aquando do ponto de embraiagem ;)
Beijola**

Wakewinha disse...

Estás a tirar carta agora, é? Divertidíssimo... Deves estar a passar pela agonia que eu passei nos meus primeiros pontos de embraiagem. Eram o meu trauma, e o meu instrutor ainda me picava com isso. Levava.me para os maiores declives que se lembrava, e obrigava-me a passar horas no "para-arranca"!!! =/ Nos primeiros tempos de carta dava voltas só para não passar em locais que me obrigassem a fazê-lo. Agora é a parte mais divertida da condução, porque fico em constante ponto de embraiagem parada nos semáforos de uma estrada com grande inclinação, imagina lá!! Gosto do jogo de pés... =P

Beijito grande e bom início de fim-de-semana*

[Lê e divulga.]

Araj disse...

"mais um perigo para a estrada" "tou brincando"

johnny handsome disse...

Gostei muito de ir ao "Platô", em tempos...
Nada disto é verdade rapariga! Não te deixes enganar Marta. No meu carro é só largar o pedal da esquerda e carregar no da direita. Ele anda logo!
Isso de querer psicanalizar o funcionamento do carro já é deformação profissional...;))
Então a carta é para fugires dos mouros mais depressa quando cá estiveres??? ;))

Lua disse...

Nda disso Johnny! Antes pelo contrário. Tiro a carta por motivação externa, necessidade imposta por diversos factores de vida. Não ter carta de condução neste momento é uma lacuna na minha vida, impede-me contextualizar algumas realizações.
Quanto à Capital eu quero é ir para lá o mais breve possível, mas aguardo uma resposta, que se vislumbra angustiante, ansiogena e lenta! No que toca à administração pública, não posso esperar muito mais...
Mas paciência, tudo a seu tempo!

Marta

johnny handsome disse...

A eterna burocracia...Boa sorte, Marta!

anovska disse...

Qualquer dia deixo-me de consumismos desenfreadamente loucos e deixo-me guiar por nada e aí vou eu rumo à capital que tanto adoro! (vou sonhando...)

anovska disse...

Por onde andam as gatas?!

kitty kat disse...

Os peões que se segurem!!! Nem as passadeiras, nem os passeios são seguros com esta gaja ao volante.
BEM... o melhor é mesmo ficar em casa ou andar de transportes publicos ....e mesmo assim !!! não sei,não!? (loooooool)

Anónimo disse...

Eu tb ja tirei a carta ha 3 anos e deixei de conduzir desde ai! Agora volteiii a pegar no carro e sinto qe o qe aprendi nao me valeu de nada! Tenhu aprendido muito Mais com a minha mae ao lado a ensinar-me :)

Anónimo disse...

xzvczx

Anónimo disse...

Thank you for sharing the info. I found the details very helpful.

paxil